escoladatopografia 400x100

Etapas da Topografia com drones

topografia com drones

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Etapas da Topografia com drones

Assim como em todo trabalho, deve-se executar as etapas da topografia com drones com rigor e cuidado, a fim de obter o melhor resultado possível.

Equipamentos

A primeira coisa a definir será qual aeronave você irá utilizar, pois isto irá interferir no seu GSD, na altura de voo, na qualidade das suas imagens e também qual aplicativo de voo será compatível.

Aqui você já pode pensar também se irá utilizar apenas o GPS do seu drone ou algum tipo de correção RTK ou PPK.

Regulamentação da aeronave e piloto

A Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC) criou as regras para as operações civis de aeronaves não tripuladas (drones).

O Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94/2017 da ANAC é complementar às normas de operação de drones estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Planejamento de voo

Esta é a etapa mais importante do seu projeto pois o sucesso do seu trabalho depende de um bom planejamento de voo.

Aqui você irá definir o dia e horário que irá voar para evitar sombras e chuva, realizar um estudo da área para saber quantos voos fará e calcular qual será o GSD do seu projeto.

Aplicativos de voo automatizados

Para realizar o voo de forma correta você precisa necessariamente utilizar um aplicativo que realize o voo automático com seu drone, para garantir a correta sobreposição de imagens, precisão e GSD.

Dentre os aplicativos de planejamento de voo disponíveis no mercado, como Drone Harmony, Drone Deploy, Map Pilot, entre outros, você deve se atentar a qual é compatível com seu drone.

Pontos de controle

Sem dúvida pontos de controle são essenciais para o trabalho de Topografia com Drones.

Mas é necessário que você distribua os pontos de controle na sua área de forma homogênea. Utilize alvos adequados e execute a coleta dos pontos de controle em campo de forma correta.

Execução em campo

Na execução do voo, você deve estar atento:

  • ao local de pouso e decolagem,
  • a correta montagem do equipamento,
  • a velocidade do vento e
  • a bateria do equipamento para não correr o risco de perder sua aeronave.

Processamento

Pode-se processar as imagens obtidas em diferentes softwares fotogramétricos como Agisoft Metashape ou Pix4D. No geral as etapas de um processamento fotogramétrico, são as mesmas.

A partir das imagens serão gerados produtos como os MDT, MDS e Curva de Nível, Nuvem de pontos, Modelos 3D e Ortomosaico.

Planta Topográfica

Com a inserção do ortomosaico obtido do processamento das imagens em softwares de vetorização como AutoCAD realiza-se a elaboração da planta topográfica a partir da vetorização desse ortomosaico, bem como a inserção de todos os detalhes de folha, legenda, escala, orientação e curvas de nível.

No Curso de Topografia com Drones, você terá contato com toda teoria que envolve este método de levantamento de dados, irá aprender a criar um planejamento de voo eficiente e que evita o seu retrabalho, além da correta execução de um voo e o processamento dos dados obtidos em campo até o resultado final que será entregue ao seu cliente.

Domine os projetos de Topografia Com Drones de forma 100% online, em poucas horas, e comece a lucrar reduzindo seus custos e aumentando sua produtividade em até 50%

>> Saiba mais em: Curso Topografia com Drones

escoladatopografia

2020 Escola da Topografia | Todos os direitos reservados.

×

 

Olá!

Aperte No Botão Abaixo Para Tirar Sua Dúvida!

× Como Posso Te Ajudar?