escoladatopografia 400x100

Sensores embarcados em drones

SENSORES embarcados em DRONEs

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sensores embarcados em drones

Em primeiro lugar, é bom relembrar que já vimos aqui as partes que compõe um drone e dentre elas temos os sensores embarcados, que traremos com mais detalhes aqui.

Para realizar trabalhos de fotogrametria alguns conceitos devem ser bem conhecidos pelo profissional.

Nesse sentido, temos que um deles é o tipo de sensor que estará embarcado em sua aeronave (drone), ou melhor, qual a Resolução Espectral do sensor embarcado.

Os objetos da superfície terrestre refletem e absorvem energia eletromagnética, devido a sua diferente composição molecular.

A energia emitida ou refletida por objetos da superfície física da terra é transmitida aos sensores em forma de ondas eletromagnéticas

Os sensores embarcados em drones podem ser sensíveis a diferentes faixas ou bandas do espectro eletromagnético.

Porém, as regiões do espectro comumente exploradas pelos sensores são:

  • a região do visível (VIS),
  • Infravermelho próximo ( NIR) e
  • Infravermelho de ondas curtas ( SWIR ).

Sensores RGB

Os sensores RGB capturam fotografias como estamos acostumados a ver, mostrando um determinado objeto ou cena com suas cores reais, reproduzindo o que se vê a olho nu.

Em suma, é o sensor embarcado na maioria dos drones para mapeamento, seu custo de aquisição é menor, é mais fácil de se operar e possui alta resolução espacial.

Câmeras RGB:

Mapeamento, modelos de elevação do terreno; Detecção de falhas de plantio; Monitoramento do desenvolvimento dos cultivos;

RGB modificado

Aqui também vale citar os sensores NIR que normalmente são produzidas com, pelo menos, sensores NIR+RED ou são câmeras RGB modificadas, trocando-se o sensor do azul para o NIR, passando a serem câmeras RG+NIR.

Desse modo, através desse tipo de sensor é possível analisar índices foliares, tais como: SAVI, NDRE, NDVI, …

Sensores multiespectrais

Já os sensores multiespectrais permitem a análise da composição molecular(invisível a olho nu).

Porém este tipo de sensor possui um maior custo de aquisição e é um pouco mais difícil de operar (requer calibração radiométrica). Em comparação estes sensores embarcados em drones geralmente também possuem resolução espacial menor em relação à RGB.

Câmera Multiespectral:

Permite obter índices indicadores fisiológicos variados (estresse nutricional, estádio de desenvolvimento, entre outros).

No Curso de Topografia com Drones, você terá contato com toda teoria que envolve este método de levantamento de dados, irá aprender a criar um planejamento de voo eficiente e que evita o seu retrabalho, além da correta execução de um voo e o processamento dos dados obtidos em campo até o resultado final que será entregue ao seu cliente.

Domine os projetos de Topografia Com Drones de forma 100% online, em poucas horas, e comece a lucrar reduzindo seus custos e aumentando sua produtividade em até 50%

>> Saiba mais em: Curso Topografia com Drones

escoladatopografia

2020 Escola da Topografia | Todos os direitos reservados.

×

 

Olá!

Aperte No Botão Abaixo Para Tirar Sua Dúvida!

× Como Posso Te Ajudar?