escoladatopografia 400x100

RINEX: O que é?

RINEX

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RINEX: O que é?

O RINEX é o formato de dados oficial utilizado na Geodésia e no Posicionamento Pelo GNSS. O Receiver Independent Exchange Format (RINEX) é um “Formato de Troca Independente do Receptor”, ou seja, permite o intercâmbio de dados brutos do sistema de navegação por satélite.

Assim sendo ele armazena em sua estrutura as diferentes informações disponibilizadas pelos satélites.

Isso permite que o usuário pós-processe os dados recebidos para produzir um resultado certamente mais preciso.

Versão 1

O formato RINEX foi projetado para evoluir ao longo do tempo. Adaptando-se a novos tipos de medições e novos sistemas de navegação por satélite.

A primeira Versão foi desenvolvida pelo Instituto Astronômico da Universidade de Berna e apresentada e aceita no ano de 1989.

Versão 2

A Versão 2 do RINEX foi apresentada e aceita no ano de 1990. Nesta versão foi incluída a possibilidade de rastrear dados de diferentes sistemas de satélites, como GLONASS e SBAS.

Várias subversões da Versão 2 foram definidas ao longo do tempo:

  • Tivemos a Versão 2.10
  • E a última versão oficial do RINEX 2: 2.11
  • Por fim uma versão não oficial. O RINEX Versão 2.20. Usada para a troca de dados de rastreamento de receptores espaciais dentro do projeto piloto IGS LEO.

No início dos anos 2000, quando novas constelações GNSS estavam sendo planejadas, percebeu-se a limitação do RINEX 2. Afinal esta versão não era capaz de suportar totalmente os novos sinais, modos de rastreamento e satélites de forma eficiente.

Versão 3

E então tivemos a Versão 3 , desenvolvida no início dos anos 2000. Esta versão foi criada para suportar observações GNSS e identificar os modos de rastreio de cada observação;

Várias versões do RINEX 3 foram definidas:

  • A primeira verão (3.0) para suportar o armazenamento de dados de observação multi-GNSS no ano de 2007.
  • Em 2009 tivemos a versão 3.01, em 2013 a versão 3.02 , em 2015 a versão 3.03 e em 2018 a versão RINEX 3.04.
  • O RINEX 3.05 lançado em 2020 foi uma grande reestruturação e revisão do formato para torná-lo mais claro e fácil de ler. Aqui foram adicionados também sinais BeiDou e valores ausentes ao GLONASS. Este foi o último da série de formatos versão 3.

Versão 4

Por fim, a Versão 4 do RINEX introduzida em 2021 como um passo necessário para suportar as mais modernas mensagens de navegação da constelação GNSS

Introduzindo e definindo a gravação de dados individuais para cada satélite, parâmetros de toda a constelação e parâmetros globais transmitidos pelas diferentes constelações GNSS.

No Curso de GNSS RTK, você terá contato com toda teoria que envolve este método de levantamento de dados, bem como os erros que podem acontecer durante seu trabalho e como evitá-los.

Além disso terá aulas passo a passo de como instalar e configurar seu equipamento para iniciar seu trabalho de forma correta e segura. Após isso vamos te ensinar a tratar os dados obtidos no pós-processamento.

Garantindo assim um trabalho com mais confiança no campo e no escritório, tanto no Pós-Processado, quanto RTK além de todo embasamento da técnica NTRIP.

>> Saiba mais em: Curso Avançado GNSS

escoladatopografia

2020 Escola da Topografia | Todos os direitos reservados.

×

 

Olá!

Aperte No Botão Abaixo Para Tirar Sua Dúvida!

× Como Posso Te Ajudar?